PHP 4, PHP 5. ssl:// & tls:// desde o PHP 4.3.0 sslv2:// & sslv3:// desde o PHP 5.0.2
Nota: Se nenhum transporte for especificado, tcp:// será usado.
Sockets nos Domínios da Internet esperam um número de porta além do endereço desejado. No caso de fsockopen(), esta é especificada no segundo parâmetro e, portanto, não afeta a formatação da URL. Com stream_socket_client() e funções relacionadas como com as URLs tradicionais, no entanto, o número da porta é especificado como um sufixo à URL delimitada por dois-pontos.
Nota: Endereços númericos com número de porta em IPv6
No segundo exemplo acima, enquanto os exemplos em IPv4 e nome de host permaneceram iguais, exceto pela adição do dois-pontos e número da porta, o endereço em IPv6 é envolto em colchetes: [fe80::1]. Isso é para destinguir entre os dois pontos de um endereço IPv6 e como separador de porta no IPv4.
Os transportes ssl:// e tls:// (disponíveis apenas quando o suporte a openssl é compilado no PHP) são extensões do transporte tcp:// que incluem encriptação SSL. Desde o PHP 4.3.0, suporte a OpenSSL deve ser compilado estaticamente no PHP, no PHP 5.0.0 ele pode ser compilado como um módulo ou estaticamente.
ssl:// tentará negociar uma conexão SSL V2 ou SSL V3, dependendo das capacidades e preferências do host remoto. sslv2:// e sslv3:// selecionará o protocolo de maneira explícita.