Essa seção contêm notas e dicas específicas para a instalação do PHP no » OpenBSD 5.8.
Usando pacotes binários para instalar o PHP no OpenBSD é o método recomendado e o mais simples. O pacote núcleo foi separado dos vários módulos, e cada um pode ser instalado e removido independentemente dos outros. Os arquivos necessários podem ser encontrados no CD do OpenBSD ou no FTP do site.
O pacote principal que você precisa instalar é o php, que contem o engine básico (mais gettext e iconv). Depois, olhe os pacotes com módulos, como o php-mysql ou php-imap. Você precisa usar o comando phpxs para ativar e desativar esses módulos no seu arquivo php.ini.
Exemplo #1 Exemplo de instalação de pacote no OpenBSD
# pkg_add php # pkg_add php-fpm # pkg_add php-mysql (install the PEAR libraries) # pkg_add pear Follow the instructions shown with each package! (to remove packages) # pkg_delete php # pkg_delete php-fpm # pkg_delete php-mysql # pkg_delete pear
Leia o manual de » packages(7) para mais informações sobre pacotes binários no OpenBSD.
Você também pode compilar o PHP dos fontes usando a » árvore ports. No entanto, isso só é recomendado para usuários familiarizado com OpenBSD. O port do PHP 4 é dividido em dois sub-diretórios: núcleo e extensões. O diretório de extensões gera sub-pacotes para todos os módulos suportados pelo PHP. Se você achar que não quer criar alguns dos módulos, use o comando no_* FLAVOR. Por exemplo, se você quiser que o módulo imap seja ignorado, atribua à FLAVOR o valor no_imap.
Releases mais antigas do OpenBSD usam o sistema de FLAVORS para compilar um PHP estaticamente linkado. Já que é difícil gerar pacotes binários usando esse método, ele é depreciado agora. Você pode ainda usar as árvores de port velhas e estáveis se assim desejar, mas eles não tem suporte pelo time do OpenBSD. Se você tiver algum comentário sobre isso, o atual responsável pela manutenção do port é Anil Madhavapeddy (avsm at openbsd dot org).