Essa seção contem notas e dicas específicas para a instalação do PHP no » Debian GNU/Linux.
Compilações não oficiais de terceiros não são suportados. Quaisquer bugs devem ser notificados para o Debian a não ser que possam ser reproduzidos utilizando as últimas compilações disponíveis na » área de download.
As instruções de compilação do PHP no Unix se aplicam ao Debian, de forma que essa página contém informações específicas opções outras, como utilizar os comandos apt-get ou aptitude. Essa página utilizará esses dois comandos como opções alternativas.
Primeiro veja que outros pacotes relacionados podem ser desejados, como libapache2-mod-php5 para integração com o Apache 2 e php-pear para o PEAR.
Segundo, antes de instalar um pacote é melhor garantir que a lista de pacotes está atualizada. Isso é feito rodando o comando apt-get update.
Exemplo #1 Exemplo de instalação no Debian com Apache 2
# apt-get install php5-common libapache2-mod-php5 php5-cli
APT instalará automaticamente o módulo do PHP 5 para Apache 2 e todas as suas dependências, depois ativando-o. O Apache deve ser inicializado para que as modificações tenham efeito. Por exemplo:
Exemplo #2 Parando e iniciando o Apache depois do PHP instalado
# /etc/init.d/apache2 stop # /etc/init.d/apache2 start
Até então o PHP foi instalado apenas com os meus módulos principais. É bem provável que módulos adicionais serão desejados, como MySQL, cURL, GD, etc. Estes também podem ser instalados pelo comando apt-get.
Exemplo #3 Métodos listar pacotes adicionais do PHP 5
# apt-cache search php5 # aptitude search php5 # aptitude search php5 |grep -i mysql
Os exemplos mostrarão uma grande quantidade de pacotes incluindo vários específicos do PHP, como php5-cgi, php5-cli e php5-dev. Determine quais serão necessários e instale como quaisquer outros via os comandos apt-get ou aptitude. Como o Debian verifica as dependências, ele perguntará sobre sobre elas. Por exemplo, para instalar MySQL e cURL:
Exemplo #4 Instalando PHP com MySQL e cURL
# apt-get install php5-mysql php5-curl
O APT irá automaticamente adicionair as linhas apropriadas a arquivos php.ini relacionados, como /etc/php5/apache2/php.ini, /etc/php5/conf.d/pdo.ini, etc., e dependendo da da extensão irá ainda acrescentar diretivas similares a extension=foo.so. Entretanto é necessário reinicar o servidor web para que essas alterações tenham efeito.