(PHP 4, PHP 5, PHP 7)
A declaração return retorna o controle do programa para o módulo que o chamou. A execução continuará na expressão seguinte à invocação do módulo.
Se chamada dentro de uma função, a declaração return terminará imediatamente sua execução, e retornará seus argumentos como valor à chamada da função. A declaração return também terminar a execução de uma declaração eval() ou um arquivo de script.
Se chamada no escopo global, a execução do script corrente é finalizada. Se o arquivo de script corrente for incluído ou requerido com as funções include ou or require, o controle é passado de volta ao script que está chamando. Além disso, se o script corrente foi incluído com a função include, o valor informado ao return será retornado como o valor da chamada de include. Se um return for chamado de dentro do script principal, sua execução será finalizada. Se o script corrente for mencionado nas opções de configuração auto_prepend_file ou auto_append_file php.ini, a execução do script será finalizada.
For more information, see Returning values.
Nota: Note que, como return é um construtor de linguagem e não uma função, is parênteses que envolvem seus argumentos não são exigidos. É comum omiti-los, e na verdade, deve-se fazer, já que o PHP terá menos trabalho a ser feito, neste caso.
Nota: Se nenhum parâmentro for informado, e os parênteses omitidos,
NULL
será retornado. Chamar return com parênteses, mas sem argumentos resultará em um erro de interpretação.
Nota: Nunca deve-se utilizar parênteses em torno de sua variável de retorno ao retornar por referência, por que isso não funcionará. Pode-se retornar variáveis por referência, mas não o resultado de uma declaração. Se utilizar return ($a); não se estará retornando uma variável, mas sim o resultado da expressão ($a) (que, é claro, é o valor de $a).