Este recurso permite realizar uploads de arquivos de texto e binários. Com as funções de autenticação e manipulação de arquivos do PHP, você tem o controle completo de quem pode fazer o upload e o que deve ser feito com o arquivo após o upload estar completo.
O PHP é capaz de receber uploads de arquivos de qualquer browser compatível com RFC-1867.
Nota: Nota Sobre Configurações Relacionadas
Veja também as diretivas file_uploads, upload_max_filesize, upload_tmp_dir, post_max_size, max_input_time no php.ini
O PHP também suporta o método PUT para upload de arquivos como o usado pelo Netscape Composer e clientes para Amaya W3C. Veja Suporte ao Método Put para maiores detalhes.
Exemplo #1 Formulário para Upload de Arquivo
Uma interface para upload de arquivo pode ser criada com um formulário especial parecido com este:
<!-- O tipo de encoding de dados, enctype, DEVE ser especificado abaixo --> <form enctype="multipart/form-data" action="__URL__" method="POST"> <!-- MAX_FILE_SIZE deve preceder o campo input --> <input type="hidden" name="MAX_FILE_SIZE" value="30000" /> <!-- O Nome do elemento input determina o nome da array $_FILES --> Enviar esse arquivo: <input name="userfile" type="file" /> <input type="submit" value="Enviar arquivo" /> </form>
O parâmetro __URL__ no exemplo acima deve ser substituido e apontar para um arquivo PHP.
O campo escondido (input type="hidden") MAX_FILE_SIZE (medido em bytes) deve preceder o campo de input de arquivo (input type="file"), e o seu valor é o tamanho limite aceito pelo PHP. Este elemento do formulário deve sempre ser usado para evitar que usuários tenham o problema de ter que esperar pela transferência de um arquivo para só então descobrir que ele era grande demais e a transferência falhar. Fique ciente: é muito simples burlar esse parâmetro pelo lado do navegador, portanto nunca dependa exclusivamente desse recurso para bloquear arquivos com maior tamanho. Isso é um recurso meramente conveniente para usuários da aplicação no lado do cliente. Os parâmetros do PHP (no servidor) para "maximum-size", no entanto, não podem ser burlados.
Nota:
Tenha certeza que seu formulário de upload tenha o atributo enctype="multipart/form-data" por outro lado o upload não irá funcionar.
A variável global $_FILES conterá toda a informação do arquivo enviado. O conteúdo do formulário de exemplo acima será como o exemplo descrito abaixo. Note que isso assume o nome do arquivo enviado userfile, como foi usado no script de exemplo acima, contudo isso pode ter qualquer nome.
O nome original do arquivo na máquina do cliente.
O tipo mime do arquivo, se o navegador fornecer essa informação. Um exemplo poderia ser "image/gif". O tipo mime no entanto não é verificado pelo PHP portanto não considere que esse valor será concedido.
O tamanho, em bytes, do arquivo enviado.
O nome temporário com o qual o arquivo enviado foi armazenado no servidor.
O código de erro associado a esse upload de arquivo.
Os arquivos serão guardados por padrão no diretório temporário do servidor, a menos que outro local seja especificado através da diretiva upload_tmp_dir no php.ini. O diretório padrão do servidor pode ser alterado através da configuração da variável de ambiente TMPDIR no ambiente onde o PHP esta sendo executado. Configurando isso usando putenv() em um script PHP não irá funcionar. Esta variável de ambiente também pode ser usada para certificar que outras operações estão funcionando nos arquivos enviados.
Exemplo #2 Validando o upload de arquivos
Veja também as funções is_uploaded_file() e move_uploaded_file() para maiores informações. O exemplo a seguir irá processar o upload de um arquivo que vem de um formulário.
<?php
// Nas versões do PHP anteriores a 4.1.0, $HTTP_POST_FILES deve ser utilizado ao invés
// de $_FILES.
$uploaddir = '/var/www/uploads/';
$uploadfile = $uploaddir . basename($_FILES['userfile']['name']);
echo '<pre>';
if (move_uploaded_file($_FILES['userfile']['tmp_name'], $uploadfile)) {
echo "Arquivo válido e enviado com sucesso.\n";
} else {
echo "Possível ataque de upload de arquivo!\n";
}
echo 'Aqui está mais informações de debug:';
print_r($_FILES);
print "</pre>";
?>
O script PHP que recebe o arquivo enviado deve implementar qualquer lógica que for necessária para determinar o que deve ser feito com o arquivo enviado. Você pode, por exemplo, usar a variável $_FILES['userfile']['size'] para descartar qualquer arquivo que seja muito pequeno ou muito grande. Você pode usar a variável $_FILES['userfile']['type'] para descartar arquivos imcompatíveis com um determinado critério, mas use isso apenas como a primeira de uma serie de verificações, porque esse valor está totalmente sob o controle do cliente e não é verificado pelo PHP. Você também pode usar $_FILES['userfile']['error'] e planejar sua lógica de acordo com os Códigos de erro. Independente da lógica, você também deve apagar o arquivo do diretório temporário ou movê-lo para outro local.
Se nenhum arquivo for selecionado em seu formulário, o PHP irá retornar $_FILES['userfile']['size'] como 0, e $_FILES['userfile']['tmp_name'] como "none" (nenhum).
O arquivo será excluído do diretório temporário ao fim da requisição se ele não for movido ou renomeado.
Exemplo #3 Enviando uma array de arquivos
O PHP suporta array HTML mesmo com arquivos.
<form action="" method="post" enctype="multipart/form-data"> <p>Imagens: <input type="file" name="pictures[]" /> <input type="file" name="pictures[]" /> <input type="file" name="pictures[]" /> <input type="submit" value="Enviar" /> </p> </form>
<?php
foreach ($_FILES["pictures"]["error"] as $key => $error) {
if ($error == UPLOAD_ERR_OK) {
$tmp_name = $_FILES["pictures"]["tmp_name"][$key];
$name = $_FILES["pictures"]["name"][$key];
move_uploaded_file($tmp_name, "data/$name");
}
}
?>
O Progresso do upload de arquivos pode ser implementado usando a Sessão do Progresso de Upload (Session Upload Progress).