O arquivo de configuração (php.ini) é lido quando o PHP inicia. Para as versões de módulo de servidor, isso acontece apenas quando o servidor web for iniciado. Para as versões CGI e CLI, isso acontece a cada invocação.
php.ini é procurado nesses lugares (na ordem):
Se php-SAPI.ini existe (onde SAPI é o SAPI usado, então o nome de arquivo é, por exemplo, php-cli.ini ou php-apache.ini), é usado ao invés do arquivo php.ini. O nome SAPI pode ser determinado pela função php_sapi_name().
Nota:
O servidor web Apache muda o diretório para raiz durante a inicialização, causando com que o PHP tente ler o arquivo php.ini da raiz do arquivo de sistema, se ele existir.
O uso de variáveis de ambiente podem ser usadas no php.ini como mostrado abaixo.
Exemplo #1 php.ini Variáveis de ambiente
; PHP_MEMORY_LIMIT is taken from environment memory_limit = ${PHP_MEMORY_LIMIT}
As diretivas do arquivo php.ini tratadas por extensões são documentadas nas respectivas páginas das próprias extensões. A lista de diretivas principais está disponível no apêndice. Nem todas as diretivas do PHP estão documentadas no manual. Para uma lista completa das diretivas disponíveis na sua versão do PHP, por favor leia seu arquivo php.ini. Alternativamente, você pode encontrar » a última versão do php.ini no Git, que também pode ser útil.
Exemplo #2 Exemplo de arquivo php.ini
; any text on a line after an unquoted semicolon (;) is ignored [php] ; section markers (text within square brackets) are also ignored ; Boolean values can be set to either: ; true, on, yes ; or false, off, no, none register_globals = off track_errors = yes ; you can enclose strings in double-quotes include_path = ".:/usr/local/lib/php" ; backslashes are treated the same as any other character include_path = ".;c:\php\lib"
A partir do PHP 5.1.0, é possível acessar as variáveis .ini dentro dos arquivos .ini. Exemplo: open_basedir = ${open_basedir} ":/new/dir".
É possível configurar o PHP para procurar por arquivos .ini em um diretório após a leitura do php.ini. Isto é possível na compilação pela configuração da opção --with-config-file-scan-dir . No PHP 5.2.0 e posterior, o diretório de configuração pode ser sobrescrito em tempo de execução através da configuração da variável de ambiente PHP_INI_SCAN_DIR.
É possível procurar em vários diretórios os separando com o
delimitador específico da plataforma (; no Windows, NetWare
e RISC OS; : em todas as outras plataformas; o PHP
utilizará a constante PATH_SEPARATOR
).
Se um diretório em branco estiver informado em PHP_INI_SCAN_DIR, o PHP
também procurará pelo diretório informado na diretiva de compilação
--with-config-file-scan-dir
.
Dentro de cada diretório o PHP irá pesquisar todos os arquivos terminados em .ini em ordem alfabetica. A lista de arquivos é carregada, e nessa ordem são interpretados com uma chamada a php_ini_scanned_files(), o por rodar o PHP com a opção --ini .
Assumindo que o PHP foi configurado com --with-config-file-scan-dir=/etc/php.d, e o separador de caminho é : $ php PHP irá carregar todos os arquivos de configuração em in /etc/php.d/*.ini. $ PHP_INI_SCAN_DIR=/usr/local/etc/php.d php PHP irá carregar todos os arquivos de configuração em /usr/local/etc/php.d/*.ini. $ PHP_INI_SCAN_DIR=:/usr/local/etc/php.d php PHP irá carregar todos os arquivos de configuração em /etc/php.d/*.ini, e então em /usr/local/etc/php.d/*.ini. $ PHP_INI_SCAN_DIR=/usr/local/etc/php.d: php PHP irá carregar todos os arquivos de configuração em /usr/local/etc/php.d/*.ini, e então em /etc/php.d/*.ini.
Versão | Descrição |
---|---|
7.0.0 | Marcas de hash (#) não são mais consideradas comentários. |
5.3.0 | Marcas de hash (#) não devem ser ser utilizadas como comentários e gerarão alertas. |
5.1.0 | É possível referenciar variáveis .ini existentes dentro de arquivos .ini . |